Pular para o conteúdo principal

TEMPOS SOMBRIOS PARA O DIREITO ADMINISTRATIVO

                                                                            Maria Lúcia Miranda Alvares

O Direito Administrativo é um ramo do Direito Público que convive, em essência, com a dicotomia entre liberdades e prerrogativas, entre direitos do indivíduo e supremacia do interesse público e, como tal, sempre se relacionou com o autoritarismo nas suas mais variadas vertentes.

Não se pode esquecer que o Direito Administrativo nasceu sob a égide do Estado Liberal, a traduzir a política de transferência da autoridade do Rei para o Legislativo com vistas a suplantar o regime absolutista, dando azo à limitação ou sujeição do Estado à Lei sob o escopo da proteção dos direitos individuais. Mas, ao tempo em que essa limitação se impunha às arbitrariedades ditas absolutas, dotou-se o Estado de privilégios e prerrogativas com o fim de fixar sua autoridade em prol do interesse geral. Daí a voga ainda presente em nossa ordem jurídica, balizada pela doutrina, assentada em um princípio vetor do regime por ele tutelado, qual seja: a supremacia do interesse público sobre o particular. E é com base no entendimento dessa máxima  que se equaliza as ações no âmbito da Administração Pública.


Nesse ponto, cabe enfatizar que conquanto, na atualidade, o entendimento acerca do que se entende por "supremacia do interesse público" tenha evoluído para identificar, a priori, os interesses voltados a salvaguarda dos direitos fundamentais insculpidos da nossa Carta Maior, a sua concepção trouxe, imanente, a visão da autoridade da Administração Pública para a consecução dos fins estatais, advindo daí os grandes debates travados no campo do Direito Administrativo em que essa bipolaridade entre autoridade e direitos dos particulares surge hodiernamente para traduzi-lo.

A par desse contexto, não é difícil perceber que a política eleita, assim concebida como aquela inaugurada mediante a concretização de determinado projeto ou programa de governo, acaba por ser o fiel da balança para conceber o roteiro em que serão inseridos os pressupostos jurídicos insertos neste ramo do Direito. Na verdade, a implantação de uma nova política de governo, ainda que esteja vinculada aos comandos constitucionais, tem direta influência na aplicabilidade das normas do Direito Administrativo justamente por conta desse fenômeno, a atrair, desta feita, posições mais ou menos críticas dos elementos estatistas ou antiestatistas.

À guisa desse panorama, o profissional do Direito Administrativo assume importante papel. Sim, porque, culturalmente, é o olhar desses profissionais que tem sustentado, muitas vezes, institutos, ou mesmo princípios, que há muito a própria legislação teve a clara intenção de expurgar. Vale lembrar da Reforma Administrativa de 1998, cuja mudança de olhar sobre o sistema permitiu consolidar novos institutos e conferir nova roupagem a tantos outros tendo por norte a diminuição do tamanho do Estado, a gerar uma vasta produção doutrinária voltada a assentar os alicerces da intitulada desestatização (concebida por meio de diversas formas: alienação de controle acionário de estatais, concessão, permissão, terceirização, etc.). 

Cabe lembrar que, a partir dessa nova Era, alguns paradigmas foram colhidos para rebobinar o Direito Administrativo, a exemplo da legitimidade, da finalidade, da eficiência e dos resultados, cujos alicerces foram magistralmente conduzidos pelo saudoso mestre Diogo de Figueiredo Moreira Neto em sua obra Quatro Paradigmas do Direito Administrativo Pós-Moderno (Editora Fórum: Belo Horizonte, 2008). 

Esse cenário político-jurídico, entretanto, não foi propício aos servidores públicos, cujo papel foi extremamente desgastado com o debate sobre a estabilidade no serviço público e demais direitos que faziam parte de seu portfolio. Aliás, hoje, muitos desses direitos jazem extintos, a exemplo dos anuênios que, paradoxalmente, foi incorporado em muitos acordos e convenções coletivas dos trabalhadores da iniciativa privada sob cujo paradigma se estribou a eficiência perseguida pelas reformas.

Enfim, o Direito Administrativo é um dos ramos do Direito cuja flexibilidade é visível diante da evolução ou involução do seu próprio objeto de estudo - órgãos, pessoas, agentes que integram a Administração Pública e sua respectiva atividade não contenciosa - cuja base aberta às concepções políticas de gestão acabam por requisitar do jurista que com ele trabalha a responsabilidade de traçar, não raro, os alicerces jurídicos, conceitos e princípios que o estabilizam. Mas, essa árdua tarefa, como é cediço, está em crise há algum tempo.

Em verdade, o Direito Administrativo é um ramo do Direito que está em reformas. Reformas ainda decorrentes da implementação da cultura da desestatização e da introdução de novos modelos de gestão que impactaram as suas bases doutrinárias. Não se pode esquecer que essas reformas tiveram por norte a mudança de visão sobre o sistema, a revolver os paradigmas concebidos sob o domínio do intitulado regime jurídico-administrativo, então influenciado, na origem, pelos modelos francês e italiano. E, é no bojo dessa construção inacabada que os programas do governo eleito ingressam, com promessas que parecem retroceder no tempo o projeto de Administração Pública que estava a se sedimentar, mormente no campo da organicidade e dos direitos e deveres dos agentes públicos. 

No enredo desse panorama, 2019 parece inaugurar perspectivas sombrias para o Direito Administrativo com a promessa de desequilibrar a própria bipolaridade que o identifica, a ocorrer, dentre outras formas, pelo reconhecimento seletivo das liberdades ou direitos individuais sob o escopo do ideário autoritário que inspira as novas ações administrativas[1]

 2019 já começou com muitas novidades: o papel da doutrina está posto: _Avante!



[1]A motivação política expressa em noticiários (jornais e informativos jurídicos) para exonerações de servidores comissionados pela Casa Civil (DOU de 3/1/2019) - despetização - pode ser colhida como exemplo desses novos tempos. Assim como as respectivas revisões dos mesmos atos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DA PERCEPÇÃO CUMULATIVA DA GRATIFICAÇÃO DE ATIVIDADE EXTERNA (GAE) COM QUINTOS/VPNI PELOS OFICIAIS DE JUSTIÇA AVALIADORES FEDERAIS

                                                                               Por Maria Lúcia Miranda Alvares [1] Síntese:  Diante das diversas teses construídas acerca da inviabilidade de acumulação da Gratificação de Atividade Externa (GAE), criada pela Lei nº 11.416/2006, com os quintos/décimos/VPNI decorrentes do exercício de função comissionada, antes Gratificação pela Representação de Gabinete, pelos Oficiais de Justiça Avaliadores federais, outras exsurgem para questionar o papel das instituições no bojo das decisões administrativas que conferiram ensejo à legitimação da sobredita irregularidade por longos anos. O presente ensaio visa, justamente, encontrar o fio condutor que levou à concessão cumulativa das vantagens de maneira uníssona e uniforme pelo Poder Judiciário da União, com o fim de resgatar a interpretação vigente à época e demonstrar a que a irresignação da categoria, em sede judicial, é legitima e merece receber tratamento consentâneo com a segurança jurídica que a

LICENÇAS SEM REMUNERAÇÃO: DIREITOS E RESTRIÇÕES. BREVES CONSIDERAÇÕES.

                              Por Maria Lúcia Miranda Alvares [1] Resumo : Quando o servidor público é contemplado com a concessão de licença para trato de interesses particulares ou é submetido a outro tipo de licença sem remuneração não imagina que pode estar suprimindo, para o efeito de aposentadoria, um ou mais requisitos que lhe conferem ensejo à implementação das condições prescritas para tal fim; assim como não percebe que esse tipo de licença pode afetar outras áreas de sua relação funcional, de modo que este artigo visa oferecer luzes sobre o tema, trazendo à baila interpretação da legislação alicerçada na jurisprudência pátria. PALAVRAS CHAVE:  licença sem vencimentos; acumulação de cargos; processo disciplinar; abono de permanência; tempo de contribuição; tempo de serviço público. (i) Da Contextualização do tema                 A Constituição e as legislações estatutárias fazem previsão de períodos de interrupção ou suspensão da prestação do serviço em f

STF FIXA TEMA 1.254 - REGIME DE PREVIDÊNCIA DE SERVIDORES ESTABILIZADOS PELO ART. 19 DO ADCT

O Supremo Tribunal Federal fixou a seguinte tese para ter ensejo aos servidores que ingressaram sem concurso público e foram estabilizados pelo Art. 19 do ADCT:  “São admitidos no regime próprio de previdência social exclusivamente os servidores públicos civis detentores de cargo efetivo (art. 40, CF, na redação dada pela EC nº 20/98), o que exclui os estáveis na forma do art. 19 do ADCT e demais servidores admitidos sem concurso público”  RE 1.426.306, Relatora Ministra Rosa Weber